232016fev

Cólica do Lactente

Meu bebê não para de chorar. E agora?

Durante a gestação, todo pai e mãe sonham com um bebê tranquilo, que mama bem, dorme bem e chora pouco. Depois que o bebê nasce muitas vezes a realidade é bem diferente. Ele chora mais do que o esperado e frequentemente não sabemos traduzir o que ele necessita, tampouco sabemos como ajudá-lo. Isso acaba gerando muita ansiedade e insegurança nos pais de primeira viagem.

O choro excessivo é uma das principais causas de consulta ao pediatra nos primeiros meses de vida. Na maior parte dos casos, ele é benigno e transitório, mas sempre merece uma avaliação detalhada para que doenças como alergia à proteína do leite de vaca, refluxo gastroesofágico, infecção de ouvido, entre outras, possam ser descartadas (1).

Uma das principais causas de choro excessivo nos primeiros 3 meses de vida é a cólica do lactente, que pode acometer cerca de até 40% dos bebês (2). Ela costuma ocorrer após a segunda semana de vida e caracteriza-se por choro inconsolável de início súbito, que aparece preferencialmente à noite. Sua causa não é conhecida, existindo inúmeras teorias que tentam explicá-la. Acredita-se que a cólica possa estar relacionada com resposta alterada à dor, problemas de vínculo mãe-bebê (depressão, ansiedade), alterações gastrointestinais (gases, distensão abdominal, refluxo gastroesofágico), comportamento variante do normal, reação a alimentos, entre outros (3).

Se seu bebê é choroso, converse com seu pediatra sobre como ajudá-lo, pois, apesar de benigno, o choro excessivo pode levar a consequências não desejadas como irritabilidade e frustração materna, diminuição da interação mãe-bebê, interrupção prematura do aleitamento materno, mudança frequente de fórmula infantil e até mesmo hiperatividade e distúrbio de sono na idade pré-escolar (1).

Nem sempre será necessário o uso de medicações. Já foi comprovado que orientações dadas por um profissional experiente quanto ao aleitamento materno, bem como o esclarecimento de que não há doença associada ao choro, têm bons resultados(1).

Algumas medidas não medicamentosas que são utilizadas comumente para alívio da cólica, mesmo sem terem comprovação científica de sua eficácia, são aumento do contato físico com a mãe, uso de música ou sons que imitam o barulho que o bebê escutava dentro do útero materno, massagens, uso de bolsa de água morna sobre a barriga do bebê e uso de chupetas (3). É importante ressaltar que não se recomenda uso de chás para alívio da cólica.

Uma famosa técnica chamada 5S, descrita pelo pediatra Harvey Karp, promete cessar o choro de qualquer bebê. Ela se baseia em mimetizar o ambiente intrauterino e assim fazer com que o bebê fique mais tranquilo e chore menos (4). Ao final do texto você vai encontrar um link para acessar o vídeo com todos os passos da técnica.

Existem algumas medicações que podem auxiliar os bebês mais chorosos. Converse com o seu pediatra e peça orientação.

Apesar da necessidade de mais estudos para compreendermos melhor a cólica do lactente, algumas regras gerais sempre vão auxiliar para que os bebês chorem menos. Procure estabelecer uma rotina para a hora do banho, do sono e das mamadas. A rotina deixa os bebês mais seguros e com isso temos menos choro. Procure auxílio de um familiar para conversar sobre as inseguranças e dificuldades que ocorrerem. O apoio da família é muito importante para a saúde do binômio mãe-bebê. Não se sinta culpado se não conseguir acalmar o choro do seu filho. Com o tempo certamente vais conseguir reconhecer o que cada choro dele significa. Lembre-se de que na maior parte das vezes o choro é benigno, autolimitado e faz parte da vida do bebê.

Vídeo técnica do 5S:

Aplicativos para Smarthphone que tentam auxiliar os pais a acalmar o choro do bebê:

1. Aplicativos com sons para acalmar os bebês:
– Baby relax
– Sleep Baby
– Babys Music Box
– Ventre da mãe os sons do sono do bebê

2. Aplicativos que tentam traduzir o choro do bebê:
– Babys Cries Translator
– Hungry Baby

Bibliografia:
1 – Marcon ACC, Vieira MC, Moraes MB. Conhecimentos do pediatra sobre o manejo do lactente que chora excessivamente nos primeiros meses de vida. Rev Paul Pediatr 2014;32(2):187-92.
2 – J- BI. A Efetividade das intervenções na cólica do lactente. Best Practice 2008; 12 (6): 1-4.
3 – Yamamoto RM, Campos Júnior D. Manual Prático de Atendimento em Consultório e Ambulatóorio de Pediatra. Sociedade Brasileira de Pediatria. 2006
4 – Karp H. O bebe mais feliz do pedaço. Um Novo Método para Acalmar o Choro e Prolongar o Sono do Recém-Nascido. Editora Planeta. 2004

Por: Dra Juliana Etchegoyen